Dos gatinhos ao Incrível Hulk: máscaras no Boi da Manta

Personagem constante no Boi da Manta, o mascarado sofreu modificações que acompanham as transformações de um mundo em que a intimidade era um valor a ser preservado para, nos dias atuais, um mundo de extrema exposição da intimidade.

Chico Buarque inspirou-se nas diferentes formas da atuação dos mascarados para criar Note dos Mascarados, música que interroga a identidade por detrás da máscara, ritualística criada pelo festejo carnavalesco.

– Quem é você?
– Adivinha, se gosta de mim!

Hoje os dois mascarados
Procuram os seus namorados
Perguntando assim:

– Quem é você, diga logo…
– Que eu quero saber o seu jogo…
– Que eu quero morrer no seu bloco…
– Que eu quero me arder no seu fogo.

– Eu sou seresteiro,
Poeta e cantor.
– O meu tempo inteiro
Só zombo do amor.
– Eu tenho um pandeiro.
– Só quero um violão.
– Eu nado em dinheiro.
– Não tenho um tostão.
Fui porta-estandarte,
Não sei mais dançar.
– Eu, modéstia à parte,
Nasci pra sambar.
– Eu sou tão menina…
– Meu tempo passou…
– Eu sou Colombina!
– Eu sou Pierrô!

Mas é Carnaval!
Não me diga mais quem é você!
Amanhã tudo volta ao normal.
Deixa a festa acabar,
Deixa o barco correr.

Deixa o dia raiar, que hoje eu sou
Da maneira que você me quer.
O que você pedir eu lhe dou,
Seja você quem for,
Seja o que Deus quiser!
Seja você quem for,
Seja o que Deus quiser!

Em sua origem, os mascarados do Boi da Manta compunham um cortejo de Gatinhos, personagens anônimos de máscaras rústicas confeccionadas com lenços e lençóis. Com o tempo, os mascarados se multiplicaram no Boi da Manta, sendo muito variada a composição de máscaras e formas de atuação.

dscn3008
Gatinho no Boi da Manta 2012.

As atualizações do tempo também passaram a povoar o Boi da Manta, sendo que os mascarados também passaram a representar personagens políticos importantes, personalidades famosas e figuras tradicionais como macacos, chinpanzés, bruxas e velhas demoníacas, além de fantasmas e demônios, todos de rosto coberto.

O conceito de máscara do período requeria a ocultação da personalidade original para dar lugar a uma ficção, um personagem criado para o Boi da Manta, tornando anônimo o seu portador.

Associam-se aos mascarados os personagens também típicos como os homens vestidos de mulher e de bebê chorão, as mulheres vestidas de freiras e noivas fantasmas.

O Boi da Manta já imortalizou pessoas, personas e personagens: quem não se recorda de Miguel Matogrosso e sua performance? De Toninho de Elaine desfilando magistralmente em seus mágicos patins? De Mauro Morais com suas correntes de zumbi? De Tomezão com fantasia de Moita? E de Carlinho Rajão com os personagens de Chico Anísio (Pantaleão, Coalhada…). Fantásticos!

Nos dias de hoje e há pelo menos uns 20 anos, a intimidade abriu-se. Os mascarados, no sentido de ocultação da persona que está na base da máscara, deram lugar aos personagens híbridos e não-anônimos, que revelam sua identidade, mostram-se de cara limpa ou pintada, sendo reconhecidos como foliões e brincantes.

Os personagens de novela e filmes povoam o Boi da Manta, os políticos e personagens imortalizaram-se na forma de bonecões brincantes que são narradores da história da cidade e do Boi da Manta, misturados: Calango, Zé Pires, Pelau, Cecé e o Palhaço Pierrot. O Pierrot é uma das personagens que remete o Boi da Manta aos Bailes de Salão ainda sob influência portuguesa.

100_4558
Incrível Hulk, por Rubinho.

A cara à mostra é uma das marcas mais fundamentais da vivência atual do Boi da Manta, um sinal transformação também das repressões que povoavam o imaginário sobre a participação no Boi da Manta, sobre os significados atribuídos pela população a este festejo popular de Rua que é pura subversão e alegria, extravasão e entrega a Dionísio.

Texto e fotografia de Gisnaldo Amorim e Júnia Sales. Direitos reservados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s