Picadeiro Ambulante – oferta cultural permanente e consistente em Pedro Leopoldo

O Grupo Picadeiro Ambulante é, hoje, em Pedro Leopoldo, um dos mais atuantes do município no meio artístico. O grupo é composto por André Luiz Vieira e Janio Tanaka e se notabilizou em 2012 pela inovação cultural e pelo protagonismo na criação artística, instaurando uma agenda de oferta cultural instigante, inovadora e corajosa. O grupo apresentou-se em 2012 por meio dos projetos Cine Circo, no Cine Marajá e O Encontro do Boi com o Circo, por meio de parcerias e apoios culturais públicos e privados, além de apresentações em variados espaços do município de Pedro Leopoldo.
O Projeto Cine Circo atuou em 2012 com oferta cultural permanente e consistente em Pedro Leopoldo. Com apresentações mensais no Cine Marajá, o Cine Circo garantiu, à população de Pedro Leopoldo, o contato com as artes do cinema e do circo de forma lúdica e rica. O projeto trouxe ao município vários artistas circences atuantes no país e no exterior como El Indivíduo, Uma Companhia, dentre outros. Ao longo de 2012 foram cerca de 15 apresentações no município, com exibição de filmes infantis seguida de brincadeiras, apresentações circences e participações especiais. O grupo Picadeiro Ambulante já se afirmou no município como um dos grupos mais atuantes em Pedro Leopoldo e região nas artes circenses e já tem o reconhecimento da população quanto à qualidade de seu trabalho, seu profissionalismo e criatividade na promoção da cultura. O grupo atua de forma protagonista, com trabalho inovador e de formação de públicos para a percepção do cinema e do circo sob outros patamares culturais. André Luiz Vieira e Janio Tanaka estão em contato permanente com artistas circenses de outros pontos do país e do exterior, atuando com aprimoramento permanente de sua arte, num estilo próprio marcado pela irreverência, pelo dialogismo artístico e pela improvisação que marca as artes circenses em todo o mundo.
andre cine circo
André Luiz Vieira em apresentação no dia 16 de dezembro, Projeto Cine Circo. Fotografia Ariane Aguiar. arianeaguiar.com.br

O grupo foi contemplado em Edital Funarte em 2012, promovendo, com muita força cultural, o Encontro do Boi com o Circo em Pedro Leopoldo. O Encontro do Boi com o Circo, segundo Gisnaldo Amorim, é uma das mais importantes maneiras de valorização das marcas de identidade e das raízes culturais pedroleopoldenses, o que foi feito por André Luiz e Janio Tanaka, em associação a outros artistas e produtores culturais, de forma viva, alegre e cheia de esperança.
boi com circo
O encontro do Boi com o Circo. Uma promoção do grupo Picadeiro Ambulante, apoiado pelo Edital Funarte de Pequenos Projetos da Bacia do São Francisco.

André Luiz Vieira foi recentemente contemplado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para realização do projeto Cine Circo no Parque Estadual do Sumidouro. O projeto está em fase de captação. Júnia Sales afirma que este é um dos projetos prioritários para a difusão cultural no município de forma regionalizada, amplificando a oferta cultural no território da cidade e promovendo articulações entre artistas e comunidade num espaço de extrema importância patrimonial, ambiental e social como é o Sumidouro.

janio
Janio Tanaka – fotografia de Ariane Aguiar. arianeaguiar.com.br

“O Coletivo Raiz é a agência responsável por toda a comunicação e divulgação de todos os projetos do Grupo. Além da parceria como agência de comunicação dos projetos, o Coletivo Raiz possui o compromisso de envolver toda a equipe durante o evento, ajudando na execução de diversas tarefas”. Veja maiores informações em http://coletivoraiz.com.br/comecando-o-ano-sorrindo/

Maiores informações sobre o Grupo Picadeiro Ambulante, visite a página no Facebook em http://www.facebook.com/pages/Picadeiro-Ambulante/140290959437739?fref=ts

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s