Cortejo da Louvação apresenta os palhaços tradicionais da Folia de Reis

Os Palhaços são componentes tradicionais das Folias de Reis. Eles simbolizam a irreverência, o riso e o dinamismo. São, geralmente, palhaços brincantes e até mesmo desafiadores. Eles fazem duelos verbais, e apresentam-se de forma livre, sendo brincalhões e cheios de alegria. Eles colorem as Folias com a sua capacidade de incitar os presentes, de levar mensagens de riso e de anúncio da renovação. Eles geralmente procedem, nas Folias, também à coleta de doações e pedem aos presentes a alegria necessária à continuidade da vida em sociedade.
cortejo gustavo henrique
A preparação de um palhaço de Folia de Reis envolve inúmeras etapas, sendo a maquiagem uma delas. No Cortejo da Louvação, os palhaços apresentam-se com maquiagem, mas é comum que encontremos também palhaços com máscaras, sobretudo em Minas Gerais.

cortejo gustavo henrique6
Gustavo Henrique ao lado de Ivana e do pequeno Davi em apresentação no dia 04 de janeiro, Cortejo da Louvação. A preparação dos palhaços também envolveu a pesquisa para o figurino e a criação de textos e preparação teatral para atuação destes personagens muito importantes das folias.

cortejo tiago leles
Tiago Leles no Cortejo da Louvação 2013. Há toda uma ritualística na atuação dos palhaços de Reis, o que requer dos mesmos uma capacidade de expressão para o riso, o deboche, a promoção da alegria e o anúncio de duelos públicos, típicos das Folias de Reis em Minas Gerais e em outros pontos do país.

cortejo gustavo henrique 5
Sincretismos de Folias e Congados, os pés do palhaço no Cortejo da Louvação revelam o quanto as tradições de cultura religiosa são híbridas, transformadoras e dinâmicas, apresentando sons, coloridos e gestualidades ricas de história e memória.

A produção de um evento anual como este envolve muita pesquisa, capacidade de mobilização, produção de figurino, preparação de personagens, construção de roteiros, mobilização social, sensibilidade e apoios. Segundo a historiadora Jùnia Sales, o Cortejo da Louvação é um projeto de memória e de produção cultural que expressa a força de um grupo de pessoas que apreciam ritos de beleza e os transformam em ações.

Fotografia e texto – Júnia Sales Pereira e Gisnaldo Amorim – Blog Cultura de Pedro Leopoldo
Produção – Penha Indiano. Direção teatral – Amélia Passos. Apoio – Asser, Associação Comunitária São Sebastião, Projeto Lupa, Ponto de Cultura, Cultura Viva.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cortejo da Louvação apresenta os palhaços tradicionais da Folia de Reis

  1. Arabelle disse:

    Olá! Moro em Pedro Leopoldo a pouco tempo e como não conheço ninguém por aqui, ando meio perdida com relação as atividades culturais da cidade! Uma pena ter perdido este evento. Como sou seguidora do blog, gostaria que, se possível, publicassem com antecedência os eventos culturais que forem acontecer. Um abraço.
    Arabelle

  2. OK ARABELLE. OBRIGADO POR SEGUIR O NOSSO BLOG. UM ABRAÇO..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s