Cortejo da Louvação 2013: religiosidade e criação cultural anunciam o nascimento da criança sagrada

Tem início os festejos de Reis em Pedro Leopoldo. Tradicional manifestação, em Pedro Leopoldo o Cortejo da Louvação a Reis Magos atua há 10 anos sob direção de Penha Indiano. Dinâmica, firme e extremamente organizada, Penha Indiano leva à frente em Pedro Leopoldo uma das manifestações culturais religiosas mais belas e ricas de Pedro Leopoldo, além de outras atuações na área artística e cultural. Penha Indiano coordena este grupo formado por cerca de 50 foliões de Reis, que, em 2013, conta com um Presépio Vivo, um Cortejo de Ciganas de Belém, os Palhaços, Músicos e os integrantes do Cortejo. A direção em 2013 é da artista Amélia Passos.
amela passos cortejo da louvação
Amélia Correa Passos assina a direção teatral do Cortejo da Louvação 2013.

A Folia de Reis é uma festa de tradição religiosa que tem sua origem na Europa e foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. No Brasil, A Folia de Reis assumiu feições próprias, com ritmos, ritualística e características brasileiras. O festejo religioso narra a viagem dos Reis Magos à gruta de Belém para adoração ao menino Jesus, guiados por uma estrela para chegar à criança sagrada. Segundo a tradição católica, os magos eram três: Belchior ou Melchior, rei da Núbia, levou como presente ouro; Baltazar, Senhor da Etiópia, levou incenso; e Gaspar, rei de Tarso, levou mirra. Em termos simbólicos, podemos dizer que a tradição narra o cultivo permanente da criança sagrada que há em cada um de nós.

cigana s de belem
Ciganas de Belém, um dos grupos tradicionais que passam a integrar o Cortejo da Louvação em 2013. Na foto: Janete, Betânia, Margareth, Mônica, Sirlene e Zica.

De acordo com pesquisas realizadas por Junia Sales e Gisnaldo Amorim, as ciganas são personagens tradicionais dos grupos de Pastorinhas. Em grupos de Pastorinhas, as ciganas estão ao lado de outros personagens como o Anjo, a Borboleta, a Libertinha, o Velho, a Mestra, a Contra Mestra e a Diana. As ciganas são elementos desviantes. Elas procuram atrair a atenção das pastoras para a riqueza e para tesouros, desviando-as do caminho até Belém. Nas encenações teatrais de Pastoras, tradicionais em todo o Brasil em 25 de dezembro, elas atuam como personagens das chamadas jornadas em que estão pastoras e o velho. Nas Folias de Reis as ciganas, segundo tradicões populares, integram o cortejo brincante, irreverente e alegre que fará chegar os Reis ao seu destino.

O Cortejo da Louvação em Pedro Leopoldo apresenta-se entre os dias 04 e 06 de janeiro, com apresentações em residências e estabelecimentos comerciais, quando leva a mensagem sagrada, a louvação ao menino Jesus e boas novas para o ano que se inicia.

O Cortejo da Louvação tem apoio da Associação Comunitária São Sebastião, Asser, Lupa, Ponto de Cultura, Cultura Viva.
Fotografia e texto – Júnia Sales e Gisnaldo Amorim – Blog Cultura de Pedro Leopoldo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s