Congado Nossa Senhora do Rosário – força, tradição e afirmação cultural

Ocorreu neste mês de agosto uma das festas tradicionais de Santo Antônio da Barra, a Festa de Nossa Senhora do Rosário. As guardas de Congado apresentaram-se na modalidade masculino e feminino e receberam visitantes de outras guardas de congado. Durante a festa ocorreu a tradicional matina, na qual os foliões saem pela madrugada nas ruas do bairro levando sua fé e cultura, tocando instrumentos musicais e cantando. As festividades se encerraram na porta da Igreja do Rosário, quando foi servida a tradicional farofa com cachaça. Durante três dias foi servido o excelente café da manhã preparado com todo carinho para os foliões por Dona Neném e seus filhos.

O Congado de Nossa Senhora do Rosário é mantido pela força de Senhores como Seu Zé Leandro, Seu Marcílio, Seu Zé Belmiro e também pela senhora Dona Lourdes. Força, alegria e fé por meio da manifestação das tradições culturais é o que marca este grupo maravilhoso de pessoas que lutam pela preservação das raízes e das expressões mais valiosas da cultura. Sabemos, contudo, o quanto é difícil manter grupos culturais no mundo moderno, quando as novas gerações têm dificuldade em valorizar as manifestações culturais antigas e tradicionais. Trata-se de uma luta pela permanência das raízes culturais.

 

Café da manhã servido por Dona Neném é uma referência de generosidade, cuidado e boa culinária que marca os grupos de Congado do município. Tudo com muita alegria, claro. Foto – Eder Fotos. Blog  Matuteiros.

 

Gisnaldo Amorim leva seu apoio à Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário, liderada por Seu Zé Leandro, uma das fortes lideranças do bairro e região. Gisnaldo e Seu Zé Leandro conheceram-se no Cortejo da Louvação, em Pedro Leopoldo, uma manifestação foliã liderada por Penha Indiano e Dimir Viana. Gisnaldo formou-se na folia de reis em Dr. Lund e é violeiro da cidade.  Foto Eder Fotos. Matuteiros.

 

Congado Nossa Senhora do Rosário, tendo à frente a mãe do Seu Zé Leandro ao lado de Gisnaldo Amorim. A força do Congado reúne gerações, força cultural e manutenção das mais valiosas expressões da cultura afro-brasileira. Um exemplo de fé e luta pela afirmação cultural que merece todo o nosso apoio e atenção.  Eder Fotos. Matuteiros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s