NESTE SÁBADO FESTA DE PREMIAÇÃO DO I CONCURSO LITERÁRIO DE PL.

Em 1996 foi encontrada em Pedro Leopoldo uma canoa com idade aproximada de 300 anos, hoje sob guarda do Parque do Sumidouro. Talhada em vinhático, a canoa representa lutas históricas através das quais ocorreu o alargamento das margens deste rio no qual navegamos chamado história. Há mais de 300 anos outros viajaram em leitos que hoje lutamos para preservar. Daqui a 3 séculos, outros navegantes atravessarão fronteiras que hoje se alargam. Terceira margem de tantas geografias e temporalidades, a Canoa registra a marca do Concurso Literário de Pedro Leopoldo 2012. Entalhada pelas mãos de Jacy Lopes e Enrique Tavares, ela é Travessia entre poéticas que deságuam Pedro Leopoldo em narrativas sinuosas, sendo passagem-refazenda que atravessa os tempos em sumidouro e verso. Júnia Sales Pereira

No sábado, 16 de junho, premiações do I Concurso Literário de Pedro Leopoldo 2012 com leitura de obras e show musical e circence na Padaria Santos e na AABB .

O I Concurso Literário de Pedro Leopoldo 2012, organizado pelo Blog Cultura de Pedro Leopoldo em parceria com a AABB Pedro Leopoldo e com a Padaria Santos divulga o resultado do certame e convida a todos para as solenidades de premiação e festa de comemoração dos resultados.

Os educadores Gisnado Amorim e Júnia Sales, organizadores do Concurso Literário, destacam a qualidade das obras premiadas nesta primeira edição do Concurso Literário e o valor das mesmas para afirmação da produção cultural do município.
A Comissão Julgadora foi composta por membros de Universidades Mineiras, sendo externa à organização do Concurso, mantendo-se o anonimato das obras na fase de avaliação.  O I Concurso Literário recebeu inscrições de moradores dos Bairros Santo Antônio da Barra, Roberto Belisário, Dr. Lund, Centro, Magalhães, Adélia Issa, Andyara, Maria Cândida e Novo Campinho. Um dos pré-requisitos para inscrição no Concurso Literário era o de que o autor fosse residente ou nascido em Pedro Leopoldo, o que possibilitou também valorizar a produção literária local em todas as suas qualidades. Os educadores Júnia e Gisnaldo avaliam, também, a possibilidade de desenvolver outros projetos associados ao Concurso a partir do que foi possível visualizar na produção literária inscrita nesta primeira edição.
Chiquinho da AABB, diretor da AABB Pedro Leopoldo, avalia positivamente a parceria entre AABB e o Concurso Literário de Pedro Leopoldo, ressaltando o impacto positivo do projeto para fomento à criação literária em Pedro Leopoldo, uma cidade que tem muitos talentos.

Geraldo Santos Filho, parceiro do Concurso Literário, afirma a importância de associação da marca Padaria Santos à difusão cultural em Pedro Leopoldo, uma tradição da empresa que já se afirmou no cenário pedroleopoldense por seu diferencial voltado para a responsabilidade social e para a abertura a projetos culturais arrojados e bem definidos.
A logomarca do I Concurso Literário de Pedro Leopoldo foi idealizada por Jacy Lopes e Enrique Tavares, e inspira-se na canoa tricentenária encontrada em Pedro Leopoldo, atualmente sob guarda do Parque Estadual de Pedro Leopoldo.
Os Troféus do Concurso Literário 2012 foram idealizados pelo artista Cesar Augusto de Paula.
Nesta primeira Edição do Concurso será homenageado o escritor José Issa Filho, pelo conjunto de sua obra.

As obras premiadas em 2012 sáo:
Baú da Saudade, categoria Poesia, de José Maria Pereira
Revivendo o passado de Pedro Leopoldo, 
categoria Memorial -prosa e poesia, de Maria José Silva Bastos
O Causo do avião, 
categoria Causo, de Paulo Roberto Machado Santana
Obras da copa, 
categoria Charge, de Sthefany Menezes Batista
Sonhos de meninas, luz do sol e brisa do sol, 
categoria mini-conto, de autoria de Isabel Cecília Oliveira Magalhães

 
Serão concedidas duas menções honrosas, uma na categoria Ilustração, para Paulo Cesar Magalhães e outra na categoria Professor, para Vanessa Rafael.
A obra Sonhos de Meninas receberá o prêmio de melhor obra inscrita no Concurso Literário 2012 e será premiada na AABB.

As solenidades de premiação ocorrerão na Padaria Santos, no dia 16 de junho, sábado, às 10 horas da manhã, com leitura e declamação das obras e a festa de comemoração e encerramento das solenidades do   I Concurso Literário 2012 ocorrerá na AABB, no dia 16 de junho, a partir das 16:30, com entrega do prêmio de melhor obra e com sessão de Circo apresentada pelo grupo Picadeiro Ambulante (André Luiz e Janio Tanaka), show cultural e musical pelo Grupo Viola com Chocalho (Gisnaldo e Júnia), Show musical com Gisnaldo e Tuíla, encerramento com música de raiz. Entrada franca.

O I Concurso Literário de Pedro Leopoldo é uma realização do Blog Cultura de Pedro Leopoldo (www.culturadepedroleopoldo.wordpress.com ) em parceria com a AABB Pedro Leopoldo e a Padaria Santos, com apoio cultural de Adelso Buffett, Gráfica Tavares, Cine Ma rajá, Fundação Pedro Leopoldo, Colégio Clita Batista, Jornal Folha de Pedro Leopoldo, Jornal Observador.

Anúncios

Um pensamento sobre “NESTE SÁBADO FESTA DE PREMIAÇÃO DO I CONCURSO LITERÁRIO DE PL.

  1. Cristiano Augusto de Carvalho disse:

    Parabens a todos os organizadores.
    Pedro Leopoldo há tempos já se fazia por merecer mostrar o seu lado cultural com mais expressividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s