O 1.º Concurso Literário de Pedro Leopoldo, com inscrição aberta até 20 de abril, apresenta Logomarca e Troféus assinados por designs e artistas de Pedro Leopoldo

O 1.º Concurso Literário de Pedro Leopoldo encontra-se ainda aberto, até 15 de maio, para postagem dos originais.

O regulamento do Concurso encontra-se disponível no site do Blog da Cultura https://culturadepedroleopoldo.wordpress.com/2012/01/26/i-concurso-literario-de-pedro-leopoldo-2012/ e na Padaria Santos.

O Concurso é resultante de parceria entre o Blog da Cultura de Pedro Leopoldo e a Padaria Santos, e conta com apoio de empresas e pessoas da cidade envolvidas com a produção cultural e/ou educacional como a Gráfica Tavares, o Colégio Clita Batista, o Adelso Buffet e a Fundação Pedro Leopoldo, dentre outros. Idealizado pelos educadores Gisnaldo Amorim e Júnia Sales, o Concurso Literário de Pedro Leopoldo apresenta, no ano de 2012, o tema Humor, dividido em várias categorias.

A logomarca do Concurso, intitulada TRAVESSIA, foi idealizada por Jacy Lopes e Enrique Tavares. A profa. Júnia Sales comenta a logomarca.

Imagem

“Em 1996 foi encontrada em Pedro Leopoldo uma canoa com idade aproximada de 300 anos, hoje sob guarda do Parque do Sumidouro. Talhada em vinhático, a canoa representa lutas históricas através das quais ocorreu o alargamento das margens deste rio no qual navegamos chamado história. Há mais de 300 anos outros viajaram em leitos que hoje lutamos para preservar. Daqui a 3 séculos, outros navegantes atravessarão fronteiras que hoje se alargam. Terceira margem de tantas geografias e temporalidades, a Canoa registra a marca do Concurso Literário de Pedro Leopoldo 2012. Entalhada pelas mãos de Jacy Lopes e Enrique Tavares, ela é Travessia entre poéticas que deságuam Pedro Leopoldo em narrativas sinuosas, sendo passagem-refazenda que atravessa os tempos em sumidouro e verso”.
Os Troféus foram idealizados pelo artista plástico César Augusto de Paula. A arte de César é conhecida mundialmente, “é um artista completo, com as características da intuição, criatividade e invenção” como define Gisnaldo Amorim. César Augusto é reconhecido pela utilização de diferentes materiais disponíveis na natureza e na sociedade, combinando a transformação criativa com a performance artística e a improvisação. Júnia Sales afirma que é com satisfação que recebeu a proposta de César Augusto para assinatura dos Troféus do Concurso Literário, o que certamente deixa o evento ainda mais rico do ponto de vista cultural, afirmando o lugar do artista local na concretização da cultura em sua dinâmica, com a riqueza toda que temos. A profa. afirma que a arte de César é merecedora de admiração e incentivo, “ele constituiu uma identidade artística inconfundível, sendo original, único. Tenho certeza de que os Troféus serão recebidos pelos participantes do Concurso como jóias, aquelas que existem para sempre”.

Imagem

César Augusto de Paula em seu Ateliê em Pedro Leopoldo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s