Fantasia e performance marcam o Enterro do Boi

A fantasia marcou o Boi da Manta 2012 em Pedro Leopoldo. Entre personagens de quadrinhos, superheróis e criaturas do maravilhoso, o Boi da Manta mantém sua tradição de possibilitar o convite à liberação da fantasia. O Boi da Manta é o reino da maravilha, com expressão de criatividade, invenção e alegria. Há inversão de papéis, como no caso de homens que se fantasiam de bebês e de mulheres, há subversão da ordem e irreverência. Fantasiados e personagens compõem o cortejo do Boi da Manta.

A fantasia de gatinho é uma das mais tradicionais do Boi da Manta, utilizada desde o início da  festa. É uma fantasia que permite ao fantasiado o anonimato e a diversão sem identidade. A fantasia de gatinho foi, nos anos 90, substituída por outras fantasias mais carnavalescas e, nos anos 2000 o Boi da Manta passou a contar cada vez mais com fantasiados de cara nua. Poderíamos dizer que há certa alteração no perfil dos fantasiados do Boi da Manta entre os anos 80 e os dias atuais quanto a este aspecto, com aumento da exposição pública da identidade do fantasiado. Toda prática cultural se realiza assim: misturando tradição e transformação.

Entre a mulher maravilha e o facebook. Tudo, no Boi 2012.

As irmãs Regina e Selma abrilhantaram o Boi da Manta 2012 com suas magníficas fantasias (fantasias do Carnaval de Belo Horizonte).

Um dos personagens mais esperados do Boi da Manta é este vendedor de cocô,  já incorporado às figuras célebres da festividade.

Mário Lúcio é personagem tradicional do festejo, à frente da Banda do Boi da Manta. No dia 17 de fevereiro, data desta foto, ele estava completando 50 anos.

Texto e fotografia – Júnia Sales e Gisnaldo Amorim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s