Causos da Melhor Idade – de Cachoeira das Três Moças a Pedro Leopoldo, de Ernane Alves, estreia em março no Cine Marajá

O longa une ficção e documentário para contar a história de de Pedro Leopoldo

Sinopse

Causos da Melhor Idade – de Cachoeira das Três Moças a Pedro Leopoldo

O novo filme de Ernane Alves une ficção e documentário para contar a história do município mineiro de Pedro Leopoldo. O longa tem como protagonistas o memorialista Geraldo Leão e Pedro (Otávio Gelmini), que estabelecem uma bela amizade a partir de uma pesquisa para um trabalho de escola. O jovem estudante Pedro redescobre a própria cidade e seus ilustres personagens com essa convivência, que se constituiu no Arquivo Geraldo Leão, responsável por guardar desde 1975 os registros em imagem e som de Pedro Leopoldo.

No docuficção, Geraldo Leão interpreta a si mesmo ao lado da personagem Pedro e os depoimentos de grandes personalidades pedroleopoldenses filmados por Alves costuram-se às histórias de Leão a Pedro como memórias de um passado tão envolvente e saudoso para os cidadãos da antiga Cachoeira Grande.

Ficha técnica

Portraits Factory Filmes & Grupo PRECON apresentam um filme de Ernane Alves Causos da Melhor Idade – de Cachoeira das Três Moças a Pedro Leopoldo Geraldo Leão Otávio Gelmini Sandra Lima Trilha Sonora Original Gustavo Guedes Figurino Ricardo Sowrreyro Edição Andrey Leonardo Montagem Ernane Alves e Andrey Leonardo Desenho de Produção Ana Paula Valois Câmera Ricardo Bicudo e Ernane Alves Direção de Fotografia Ernane Alves Som Direto Ricardo Bicudo Assistentes de Produção Cíntia Morais e Maria Fernanda Alves Produção Executiva Ernane Alves Produção Ana Paula Valois Edição de Pesquisa Ana Paula Valois Argumento Roteiro e Direção Ernane Alves

Ernane Alves
Ator e Cineasta
ANCINE 15173 – SATED 7779 – ABD NACIONAL CM 242

Ator, diretor cinematográfico e artista-plástico, Ernane Alves profissionalizou-se a partir de 2001 com exposições de arte, atuações em teatro de rua e palco, comerciais de TV e cinema.
Entre 2008 e 2009, Ernane Alves viveu em Buenos Aires, Argentina, onde atuou e dirigiu o longa-metragem de ficção “Parejas”, sua primeira produção internacional.
Em dezembro de 2009, lança, no Brasil, a Trilogia do Tédio, conjunto de três curtas-metragens, “Cinco Minutos do Meu Pensamento” (2005), “CRUNCH” (2008) e “Clash” (2009).
O seu primeiro longa-metragem de documentário “Cinema Vale Sonhos” participou de diversos festivais e mostras de cinema pelo Brasil em 2010 e, recebeu Menção Honrosa da VIII Mostra Minas de Cinema, em 26 de junho daquele ano.
Os filmes de Ernane Alves já foram exibidos em diversos festivais e mostras de cinema, tais como: Curtacircuito (Belo Horizonte – MG), II For Rainbow (Fortaleza – CE), V Mostra Internacional Unioeste (Toledo – PR), VIII Mostra do Filme Livre (Rio de Janeiro – RJ), 5º Festival de Cinema de Cascavel (PR), Mostra Internacional do Primeiro Filme (Timbaúba – PE), 17º CINESUL – Festival Ibero-americano de Cinema (Rio de Janeiro – RJ) e VIII Mostra Minas de Cinema e Vídeo (Belo Horizonte – MG).
Outro importante trabalho de sua autoria foi “Clube das Ilusões”, filmado entre outubro e dezembro de 2010. O longa-metragem de ficção é o segundo filme da Trilogia das Relações. Na produção, Alves atua e assina roteiro e direção.

Entre 2011/2012, Alves trabalha em mais uma produção, “Bossa Nossa”, longa de documentário que retrata a bossa nova produzida em Minas Gerais. Uma homenagem aos bossanovistas Pacífico Mascarenhas, Bob Tostes e Roberto Guimarães.

• Mais informações sobre Ernane Alves em:
www.ernanealves.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s