Cortejo de Louvação em 2013…04 de janeiro, sexta feira

NA próxima sexta-feira dia 04 de janeiro, começa em Pedro Leopoldo, a peregrinação do GRUPO de FOLIA de REIS, “Cortejo da Louvação”. Como no ano passado, o grupo entoará os Cânticos tradicionais, ao som das ACORDEÕNS, VIOLAS de 10 cordas, VIOLÃO de SETE CORDAS, VIOLÕES, CAVAQUINHOS, BANDOLINS, BATUQUES, PERCUSSÔES e ETC. Vários pontos da cidade receberão a visita dos cantos sagrados do GRUPO, celebrando o nascimento de CRISTO, entre os dias 04 e 06 de janeiro de 2013. A chegada do ANO de 2013 ainda é motivo de alegria, que promete ações culturais de qualidade na cidade e vamos todos celebrar esta nova esperança para o novo ano que se inicia, com pensamento positivo. Logo a seguir, estão postados, neste blog da CULTURA de Pedro Leopoldo, as fotos e textos do Cortejo do ano passado, para quem não viu ainda.

A Folia de Reis é uma tradição milenar, um festejo popular que celebra o nascimento do menino Jesus. O Cortejo de Louvação recupera as tradições de Folia de Reis. A realização em 2012 foi do Teatro Dom Em Cena e do Projeto Lupa, direção e dramaturgia de Dimir Viana e produção de Penha Indiano.

Em 2013, o Cortejo da Louvação tem direção de Amélia Passos e produção de Penha Indiano.

A programação em 2013 prevê cortejos entre os dias 04 e 06 de janeiro, em diferentes espaços do município, sempre a partir das 19 horas.

Confira, a seguir, momentos vividos no Cortejo de Louvação em 2012.

Cortejo de Louvação encaminhando-se à Praça da Prefeitura, onde está o Presépio, em 2012. Nas tradições de Folia de Reis celebra-se o ritual da Folia em frente aos presépios, com cânticos e danças tradicionais de Folia.

Na Foto, Dona Piluca leva a estrela guia. Dona Piluca é uma das componentes mais antigas do Cortejo de Louvação, existente há cerca de 08 anos. Ao centro, Seu José Leandro (Santo Antônio da Barra), coordenador dos grupos de Folia do Garimpo.

Seu José Leandro (Cavaquinho), Gisnaldo Amorim (violão de 07 cordas), Seu Marcílio (Acordeon) e Alexandre (viola de 10 cordas) – componentes da equipe de instrumentos melódicos do Cortejo de Louvação 2012.

Grupo de percussão do Cortejo de Louvação, que reúne diferentes gerações.

Grupo de percussão – tambores do Cortejo de Louvação. Os tambores fazem a marcação dos cânticos de Folia de Reis. Foto com edição.

Cortejo de Louvação leva as bênçãos de Folia de Reis ao Cine Marajá, um importante espaço cultural da cidade, reforçadas pelas palavras de Dimir Viana – Temos que ir sempre ao Cinema!

Ator, diretor teatral, músico popular, multiplicador de Teatro do Oprimido, educador social e mestre em educação. Na Itália, durante cinco anos integrou o Teatro Proskenion grupo responsável pela realização da Universidade do Teatro Eurasiano dirigido por Eugenio Barba, o idealizador do Teatro Antropológico. Estudou Teatro Oriental e História da Dança na Università degli Studi di Bologna. em 1994 criou em Pedro Leopoldo o Teatro dos Meninos que veio a ser Teatro Albatroz. Atualmente é diretor artístico do Grupo Dom em Cena que há vários anos promove o Cortejo de Louvação.

Folião empunha os estandartes do Cortejo de Louvação em Dia de Reis, 06 de janeiro. “No estandarte vai escrito, que ele voltará de novo, que essa casa seja santa…” música Os devotos do Divino, Ivan Lins.

Três Reis Magos louvam o Menino Jesus no Presépio da Oficina de Beto Joubert.

Ficha técnica do Cortejo 2012

Coordenação musical – Ana Cristina Teixeira e Alexandre Gonçalves

Participação – Folia de Reis de Santo Antônio da Barra (coordenação e execução musical da folia – José Leandro e Marcílio do Acordeon, canto tradicional – Luciano)

Elenco teatral – Amélia Corrêa Passos, Tiago Leles, Dulcinéia Reis, Amanda Reis, Josimar Alves.

Elenco de Reis – Jefferson, Jaderson e Juninho

Músicos e foliões – Alexander, Alexandra, Carlinhos Alexandre, Carlinhos Roberto, Carminha, Carolina Rodrigues, Chica, Cláudio Rodrigues, Cristiane Vieira, Deice, Dulce, Elis Melo, Gisnaldo Amorim, Gustavo Henrique, Gustavo Nassif, Isabela Cristine, Ivânia, Jéssica, João Paulo, Joubert, Júnia Sales, kelly, Mara Ferreira, Marcone, Maria Angélica Piluca, Maria da Conceição, Maria Elena, Maria Laura, Mariana Corrêa, Neide, Pâmela, Rejane, Rodrigo Miguez, Sofia, Vanessa Vieira, Verônica Vitória, Zica Barbosa.

Adereços – Juninho

Figurinos e Arte – Raquel Silveira

Produção – Penha Indiano

Apoio Cultural – Gerência de Cultura de Pedro Leopoldo, Ponto de Cultura

Projeto Lupa – Asser – Associação Comunitária São Sebastião e Paróquia de São Sebastião

Realização – Teatro Dom Em Cena

Assistente de Direção – Amélia Correa Passos

Direção Geral – Dimir Viana

Contato – dimir.viana@gmail.com e penhaindiano@gmail.com

Fotografias Júnia Sales.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cortejo de Louvação em 2013…04 de janeiro, sexta feira

  1. Dimir Viana disse:

    Esta matéria é linda!!! estou muito feliz em ver que nossas ações são mesmo coletivas, tomadas de beleza e alegria. quero abraçar a Junia e Gisnaldo que fizeram a diferença no cortejo que é nosso! Dimir Viana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s