Boi da Manta de Pedro Leopoldo

As festas de Boi são, sem sombra de dúvida, festas muito difundidas no Brasil. Em Pedro Leopoldo este festejo tem o nome de  Boi da Manta e consiste num cortejo de pessoas e fantasiados que acompanham um Boi desvairado pela rua principal da cidade.  Trata-se de um festejo popular pré-carnavalesco, que mescla tradições rurais e urbanas e que tem origem no início do século XX. Tal como conhecida atualmente, segundo Amélia Passo, a festa foi fundada por Clarindo Lopes, Zé Pires da Paixão, Caldas Romeu e Zé Meré. O festejo tem início um mês antes do carnaval, estendendo-se até a sexta-feira que antecede o Carnaval.  Segundo Amélia Passos, a história da festa confunde-se, ou funde-se com a história da cidade. O Boi nasce no mesmo local no qual nasce a cidade. O primeiro foco de urbanização (A Fábrica de Tecidos) é o berço da festa” (PASSOS, 2001,  p. 12). Os preparativos do Boi da Manta são intensos. Envolvem a sociedade de modo geral, pois os festejantes de todos os distritos e bairros comparecem para o cortejo e envolvem os organizadores do Boi da Manta, em especial com os preparativos do Boi, dos bonecões que passaram a acompanhá-lo há 4 anos, a Banda do Boi e todos os mascarados que se concentram nas margens do Ribeirão da Mata para a espera de sua saída. O Boi da Manta sai, no mínimo, dez vezes, antes que aconteça o “enterro do Boi”, no Ribeirão da Mata. O Boi da Manta reúne as irreverências das festas pré-carnavalescas. Como não há mais o Carnaval de Rua, o Boi da Manta assumiu cercas características carnavalescas nos últimos tempos. Neste ano de 2012 o Boi da Manta tem início em 28 de janeiro. Júnia Sales

Boi da Manta. Bonecos e Boi. 2009, Foto de Péricles Pereira.

Boi da Manta. Foto de Péricles Pereira, 2009.

Preparativos do Boi da Manta 2011. Nesta foto, o Boi sem manta. Foto Péricles Pereira. Bastidores no Bar do Pelau, 2011.

Ref. PASSOS, Amélia Corrêa. Visitando o Boi da Manta: festa e tempo em Pedro Leopoldo. Belo Horizonte: Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG, fev. 2001. (Monografia de Conclusão de  Bacharelado em Ciências Sociais).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s